Autores deixam Batwoman após DC proibir casamento da personagem
Os autores J.H. Williams III e W. Haden Blackman anunciaram sua saída da revista mensal Batwoman. Segundo eles, o motivo foi interferência editorial, especialmente no arco de histórias que mostraria o casamento da heroína.
Como se sabe, o alter ego de Batwoman, Kate Kane, é gay e namora a policial Maggie Sawyer.
Isso rapidamente tomou a proporção de que a editora estaria proibindo o casamento por ser de um casal homossexual, mesmo a DC tendo explorado bastante o assunto em diversos títulos. Além de Batwoman, os títulos Terra 2 e Novos Titãs também possuem heróis gays.
“Sem querer inflamar a discussão, apenas apresentando os fatos: lutamos para que houvesse um noivado, mas nos disseram enfaticamente que não poderia resultar em casamento”, explicou J.H. Williams III pelo Twitter.
“Que fique claro que jamais nos foi colocado que o motivo é por elas serem gays”, completou, afirmando que a decisão da editora envolve não querer que seus personagens se casem neste momento, e não pela natureza sexual do casal. Entretanto, Williams defende sua proposta, dizendo que o assunto deveria ter sido acolhido pela DC e discutido nas páginas da revista.
Os dois divulgaram uma nota oficial sobre o ocorrido.
“Infelizmente, em meses recentes, a DC nos pediu para mudar ou descartar totalmente algumas histórias de maneira que comprometeria totalmente a personagem e a série. Tínhamos planos para a origem do Crocodilo, e também forçou uma alteração drástica no final do arco atual, que definiria o futuro heroico da Batwoman de maneira audaz. Mais importante, proibiu que Kate e Maggie se casassem. Todas essas decisões editoriais vieram de último minuto, e sempre depois de mais de um ano de planejamento.
Entendemos que, por mais que amemos essa personagem, no final das contas a Batwoman pertence à DC. Entretanto, a natureza de última hora para essas mudanças nos frustram e enfurecem, pois eles impedem que contemos as histórias da melhor maneira possível. Após muito ponderar sobre o assunto, decidimos deixar o título”.
A última edição da dupla será a de número 26, à venda em dezembro deste ano, nos Estados Unidos.